Entrevista

by

 

    Nossa entrevistada é a professora Regina Isabel Santos, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Spinosa, que desenvolve trabalhos muito interessantes com seus alunos e é muito querida por todos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

P: Professora Regina, você demonstra ser uma pessoa muito dedicada, preocupada com seus alunos e muito responsável com seu trabalho. Percebo que a relação sua com eles é muito boa. Qual é o segredo?

R: O segredo é que eu acho que sou “mãezona” deles. Que dou carinho e atenção na medida e hora certas.

P: Você sempre trabalhou com essa faixa etária de alunos? Qual característica dessa fase que mais lhe chama atenção?

R: Sempre trabalhei com alunos dessa faixa etária. Eles são verdadeiros, receptivos, amorosos, dedicados, respeitosos, aceitam desafios e não desistem. Existe uma relação muita boa entre nós. Até em momentos em que imponho limites.

P: Durante o ano, você realiza vários projetos com seus alunos. Comente sobre um que lhe traga muita satisfação.

R: O Projeto Aluno-autor é trabalhado durante todo o ano. Em abril, iniciamos com a sensibilização e, assim, o aluno se dedica mais às leituras, torna-se mais observador, mais sensível, aprende a ser crítico e organizado.

P: Qual é o objetivo desse projeto?

R: O objetivo é que o aluno tenha gosto pela leitura, desenvolva sua expressão e criatividade, comunique-se com clareza , através do uso correto da escrita, observando as normas da Língua Portuguesa, de forma a aprimorar a sua redação. Como o aluno fará seu próprio livro, os pais participam e incentivam o processo de ler e escrever de seu filho.

P: De que forma você realiza esse trabalho?

R: Os alunos trabalham em duplas ou em trios e isto é importante na questão do respeito ao colega ao acatar ou não suas sugestões de forma democrática.

P: Quando e como o projeto é finalizado?

R: O projeto termina em novembro quando promovemos uma noite de autógrafos e convidamos os familiares e amigos. Os alunos preparam com muito carinho uma apresentação teatral de algum livro lido durante o ano,que foi adaptado para o teatro pela professora Elizabeth, coordenadora de português e do projeto.

P: Como você prepara seus alunos para a apresentação?

R: Nós lemos juntos toda a peça, interpretamos e escolhemos as personagens. Os alunos escolhidos levam o texto para casa a fim de decorar sua parte. Após o prazo estipulado, começamos os ensaios. Iniciamos com cada personagem individualmente para observar e orientar a entonação de voz. Outra orientação é sobre a postura da personagem (o aluno deve dar vida a ela, deve incorporá-la ). Sem isso, a apresentação torna-se mecânica, sem brilho.

P: Que outras colocações você tem a fazer sobre o projeto?

R: Fico muito feliz com a participação e incentivo dos pais, inclusive na preparação do figurino de seus filhos. Outro momento feliz é quando o trabalho da professora Eliana Fernandes soma-se ao nosso para abrilhantá-lo, dando-lhe alegria, leveza e emoção, através da música e da dança tão bem preparadas por ela.

Anúncios

Uma resposta to “Entrevista”

  1. Alex Says:

    Bela foto, muito bem tirada !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: