Hora da leitura

by

 

   O incentivo à leitura deve ser uma prática constante. Se, por um lado, o trabalho com leitura ajuda a formar leitores competentes, por outro, auxilia a produção de textos . Foi pensando nisso que no dia 27 de outubro, recebemos a visita do autor de livros, Sylvio Panza, que conversou com os alunos do Infantil III, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos sobre o valor da leitura.

    É necessário desde cedo despertar o prazer de ler , a curiosidade e estimular a observação e a reflexão .

“Os pais são os primeiros e os mais importantes professores das crianças. Por isso, aqui estão nove maneiras de você ajudar seu filho a se tornar um bom leitor. ”

INCENTIVAR A LEITURA EM CASA

                                      clip_image002

1. Leia sempre. Ações significam mais do que palavras. Quando seus filhos o vêem lendo um jornal ou folheando um livro, vão querer seguir seu exemplo.

2. Incentive seu filho a ler todos os dias.

   Ler, como praticar esportes ou tocar piano, pressupõe o exercício. Pesquisas revelam que crianças que despendem pelo menos 30 minutos do tempo lendo por lazer: livros, jornais ou revistas, desenvolvem essa prática e se tornam bons leitores na escola.

3. Incentive em seus filhos o hábito de freqüentar bibliotecas, livrarias e bancas de jornais. Enquanto estiver numa livraria ou numa banca de jornal, manuseie livros e revistas na presença deles. .

4. Leia em voz alta para seus filhos.

   Esse ato poderá ajudá-los a se tornarem bons leitores. Portanto:

· Leia para seus filhos desde pequenos.

Nunca é cedo para começar.

· Reserve um tempo do seu dia para ler alto – 10 minutos pode produzir um grande impacto. A hora de dormir é um momento propício para a leitura em voz alta. Algumas famílias têm o hábito de ler no café da manhã ou logo após o jantar.

· Não pare de ler para seus filhos porque eles cresceram. Ambos se sentirão satisfeitos de fazerem algo importante juntos e descobrirão novas oportunidades de convívio.

· Leia livros de que você realmente goste. Seus filhos perceberão se os estiver tapeando.

5. Use jornal para incentivar a leitura.

Dê a seu filho uma lista de coisas para ele procurar no jornal do dia. Algumas idéias:

· O mapa do Brasil ou do Estado em que mora:

· A temperatura da cidade onde se encontra um parente;

· Um filme que esteja passando num cinema pr6ximo de casa;

6. Oriente seus filhos nas pesquisas escolares. Não faça o trabalho para eles. Ensine-os a procurar em enciclopédias, livros e jornais as informações de que necessitem.

7. Dê livros de presente e depois indique um lugar especial para que seus filhos guardem e conservem, formando a biblioteca deles.

8. Faça da leitura um privilégio. Você pode dizer: “Como você me ajudou a lavar o carro, estou com tempo para ler esta história”.

   Ainda que você não seja um bom leitor, pode encorajar seus filhos a sê-lo. Peça a eles para ler para você. Fale dos livros que eles leram. Peça a amigos ou parentes para ler alto para seus filhos.

 

Professora Beth

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: